Ratos são verdadeiras pragas urbanas problemáticas. Eles causam 3 tipos principais de danos: destroem patrimônios, transmitem doenças e causam acidentes. Dessa forma, a desratização visa eliminar esses prejuízos e perigos por meio da eliminação da colônia. Mas achá-la não é tão fácil assim e você vai precisar de ajuda especializada.
O primeiro dos danos causados pelos ratos é a destruição de patrimônios. Ou seja, os animais roem e deixam marcas oleosas em objetos.
Além disso, podem comer grãos armazenados e destruir uma grande porcentagem desse material. Inegavelmente esse é um dos principais prejuízos no setor agrícola e alimentício. O segundo dano é o de transmissão de doenças.
Doença infecciosa que é contraída por meio da urina do rato. Por isso, em tempos de enchentes, deve-se tomar cuidado para não tocar na água suja que transborda de bueiros. Se possível lavar e desinfectar rapidamente.
Doença viral que é transmitida por meio da inalação de aerossóis contidos nos excrementos e secreções originadas pelos ratos. A saber, a única espécie infectada por essa enfermidade é o homem.
Enfermidade bacteriana transmitida pela pulga contida nos ratos. A mortalidade da tifo murino é menor do que 5%. Por isso não é considerada uma doença grave. Para acabar com ela deve-se realizar a desratização.