Um dos grandes problemas da indústria de alimentos é realizar o controle das pragas urbanas. Galpões de armazenamento são verdadeiros banquetes para insetos, já que possuem material alimentar abundante. Para os responsáveis por esses espaços, é um desafio reunir condições ideais para realizar o controle de pragas de grãos e demais insetos nocivos.
Aliás, não apenas grandes galpões, mas unidades pequenas também sofrem com o problema.
Ou seja, espaços de logística, silos, locais de processamento de grãos e sementes e até espaços de pequenas dimensões como dispensas e pequenos depósitos. Então, o serviço de controle de pragas de grãos é ideal para ser contratado em todo tipo de empresa.
Em espaços pequenos é mais fácil controlar o problema, provavelmente por conta própria.
Ou seja, é possível realizar ações para descartar os insetos. Por exemplo, você pode jogar fora produtos contaminados e, então, realizar uma higienização.
Por isso, uma intervenção química é mais adequada para os espaços.
Fique atento quando insetos começarem a voar perto dos grãos ensacados ou a granel do seu estabelecimento.
A espécie adulta mede cerca de 2,3 a 2,8 mm de comprimento. Além disso, possui coloração castanho-escuro, corpo em forma de cilindro e cabeça globular. Os ovos do besourinho dos cereais podem ser colocados em grupos ou isolados na massa ou em rachaduras de grãos. Dessa forma, nutre-se e pode viver até 29 dias. As condições favoráveis para longevidade do inseto é 30ºC e 70% de umidade.
Conforme vai se desenvolvendo, o adulto alcança de 2 a 3,5 mm de comprimento. Além disso, outras características do inseto são: cor castanho-escuro, manchas claras nas asas, cabeça projetada para frente. As fêmeas do gorgulho dos cereais vivem cerca de 140 dias. Sem dúvida é uma das mais perigosas, pois infesta grãos em campos e também nos armazéns.
A traça adulta na verdade é uma mariposa que possui 20 mm de comprimento. Suas cores são beges e avermelhadas e as asas possuem 2 traços proeminentes. Um dos sinais de seu desenvolvimento são casulos de seda nas fendas das paredes e bordas da sacaria.
Não provoca tantos danos a trigo e milho armazenado a granel, pois sua destruição se limita à superfície da massa dos grãos. Já os grãos em sacaria, sofrem mais danos. Gosta de se alimentar do embrião dos grãos.